As organiza es correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias cada passo dado s pressas como se a nica meta fosse n o cair Quando tudo velocidade esquecemos que o rio tem profundidade no mergulho da d vida e n o na pressa das respostas que nasce o in dito Na l gica da urg ncia recorremos a solu es conhecidas como abrir uma gaveta de respostas antigas r pidas familiares e ainda assim incapazes de surpreender Otto Scharmer do MIT chama esse h bito de downloading repetir padr es do passado como se fossem garantia de futuro Em resposta a essa l gica limitante Reg Revans f sico e educador criou o Action Learning na d cada de Sua convic o problemas reais pedem mais do que conhecimento t cnico Exigem reflex o coletiva aprendizado social e coragem para sustentar a d vida Mike Marquardt em seu livro O Poder da Aprendizagem pela A o relata um epis dio curioso que ilustra bem essa ess ncia Engenheiros experientes passavam horas debatendo hip teses j conhecidas at que decidiram pedir uma pizza Quando o entregador chegou foi convidado a participar da reuni o Ap s observar em sil ncio lan ou uma pergunta aparentemente ing nua Por que a seta vai do ponto A para o ponto F E se fosse do ponto A para o ponto D A provoca o simples al m de gerar sil ncio desarmou certezas e abriu novas possibilidades nbsp Mais do que uma anedota curiosa essa hist ria mostra que muitas vezes a pergunta mais transformadora vem de quem n...